Atualização de release do seu ERP

Muito se discute a respeito da manutenção do ERP Protheus em sua última versão: Quais os benefícios para o seu negócio, quais os riscos, melhores práticas e outras dúvidas que pairam sobre os gestores de TI das empresas.

Para uma melhor compreensão deste cenário, é importante primeiramente esclarecer o versionamento do ERP:

Há inúmeras diferenças entre a versão do seu ERP e o “release” do mesmo: O seu ERP pode estar na última versão disponível (atualmente o Protheus se encontra na versão 12), no entanto, desatualizado em relação ao último release disponível pelo fabricante.

Mas como assim?

A versão do sistema, apresenta um conjunto de atualizações de abrangência global dentro da arquitetura do seu ERP. Traduzindo: A versão do seu ERP concentra padrões de infraestrutura, interfaces, framework e tecnologias aplicadas sob o mesmo. Estes padrões podem sofrer atualizações ainda que dentro da mesma versão, no entanto em menor escala, visto que a atualização de quaisquer deste fatores influenciará toda a estrutura do sistema de forma global. Em resumo, a versão do sistema contempla em sua maior parte, diferenciais técnicos estruturais para o funcionamento da aplicação como um todo.

E a atualização de release?

Um release é um conjunto de atualizações de cunho operacional que subsegue a versão do sistema. Na publicação deste artigo, o último release do ERP disponibilizado pelo fabricante é o 1.17 (fazendo assim que o Protheus mais atualizado esteja na versão 12.1.17).
Estas atualizações não necessariamente afetam a arquitetura do ERP, no entanto, afetam necessariamente a operação das rotinas constantes no pacote disponibilizado pelo fabricante. Consequentemente, o gestor de TI deve estar muito bem informado em relação ao conteúdo de cada uma dessas atualizações para que seja possível direcionar as atividades de testes sobre as rotinas atualizadas.

Na prática, o gestor que desejar manter o ERP sempre atualizado deverá monitorar a liberação (release) das atualizações pelo fabricante, avaliando o conteúdo de cada um destes pacotes para dar sequência as validações em ambiente de testes e posterior aplicação em ambiente de produção.

Qual o conteúdo de um pacote de atualização de release?

Um pacote de release pode conter atualizações diversas, tais como: correções de funções, melhorias operacionais e adaptação a novas legislações.

O que é necessário para manter o sistema atualizado com menor impacto na operação?

Primeiramente é importante contar com especialistas no Protheus para avaliação do cenário atual: A operação implantada na empresa, quantidade de usuários, tamanho do ambiente e personalizações aplicadas influenciam na definição do cenário ideal de atualização. Empresas menores costumam sofrer menos impacto sobre uma atualização de release, dado o seu uso em proporções operacionais menores. Já grandes empresas podem ser obrigadas a elaborar um projeto de atualização visto que o impacto das atualizações podem cobrir um número maior de operações críticas. A QSdoBrasil poderá auxiliá-los neste tipo de projeto, oferecendo know-how em projetos de diversos portes e segmentos.

Também é importante que, independente do porte da empresa, o gestor tome certos cuidados na atualização de release: Tanto em relação a compreensão do impacto da aplicação do pacote de atualização, como em relação a metodologia mais viável para a execução desta tarefa.

Quer definir uma boa estratégia de gestão de atualizações do ERP na sua empresa e contar com o apoio de uma consultoria especializada? Entre em contato com a QSdoBrasil que poderemos lhe ajudar.

Voltar ao blog