Skip to content

ERP: Como escolher a melhor opção para sua empresa?

A escolha de um ERP é uma decisão importante para o futuro da empresa: Essa decisão terá um impacto direto em como será o dia a dia das suas operações, tanto do ponto de vista de performance das equipes de trabalho quanto do ponto de vista de análise dos resultados.

O ERP, por definição, centraliza os processos (ou a maior parte deles) em uma base de dados única, de forma segura e organizada: Isto é o grande benefício de se trabalhar sobre esse tipo de plataforma, no entanto, a implantação dele deve compreender o dia a dia de todas as áreas para que as decisões tomadas sejam sempre em função do objetivo comum do projeto.

E quais são os riscos de se escolher pelo software errado para as suas operações?

Há diversos riscos em se fazer uma escolha não adequada, entre eles:

• Operações sistêmicas não aderentes aos processos da empresa;
• Não atingimento das expectativas de melhor performance operacional;
• Estouro no orçamento e no prazo do projeto de implantação;
• Customizações em excesso, ocasionando um alto custo de manutenção do software;
• Equipe de trabalho insatisfeita;
• Alto custo de licenciamento com modelos não adequados para o seu orçamento.
• Aumento dos custos de pessoal tanto para dar manutenção no sistema quanto para mantê-lo em funcionamento.

E como podemos mitigar estes riscos?

O primeiro passo é ter uma compreensão muito clara da operação desejada: É preciso ter um objetivo claro a ser atingido com a entrada do ERP.
Desta forma, será possível isolar distrações ou mesmo requisitos que não vão exatamente de acordo com os objetivos da empresa e podem acrescentar um custo maior ao seu projeto de implantação.

Com o objetivo da empresa bem definido, é importante listar os requisitos o qual o sistema deverá atender. Com esses requisitos definidos, é possível comparar os recursos oferecidos por cada uma das ferramentas e ponderar demais fatores (custos, prazos, suporte oferecido, entre outros).

Uma vez que você já possua os requisitos, a escolha certamente ficará mais objetiva e você poderá ir para outra fase: A demonstração do produto!
Adquirir um produto sem minimamente conhece-lo é um cenário muito improvável no seu dia a dia, concorda? Com a escolha do ERP não é diferente: Peça uma demonstração da ferramenta, principais processos e fatores que podem ser determinantes para a sua tomada de decisão.

Acreditamos que com as etapas acima já será possível você ter conteúdo suficiente para a tomada de decisão, mas, sempre vale lembrar que um projeto de implantação de ERP requer não somente o software em si, mas também mão de obra capacitada para o fazê-lo funcionar adequadamente.

Nós da QSdoBrasil oferecemos a consultoria necessária para que você fique amparado desde os primeiros passos na escolha do seu ERP até a entrega do projeto em funcionamento na sua empresa. Contar com esse apoio é fundamental para que sua empresa acerte na decisão, economize em licenciamento de software e garanta mão de obra especialista para atingir o seu objetivo!

Deixe um comentário

Adicionar um comentário


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero fazer parte da QSdoBrasil